quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Farsul participa da elaboração do Programa de Retomada da Ovinocultura

 
A Farsul participou da primeira reunião  do ano da Câmara Setorial  da Ovinocultura,  realizada  nessa quarta-feira, 23.02, na Secretaria Estadual de Agricultura. Os mais de  40 integrantes da cadeia produtiva decidiram criar  quatro grupos de trabalho para elaborar propostas  que devem integrar o Programa de Retomada da Ovinocultura que está sendo elaborado pela Seapa.
O coordenador da comissão de ovinos da Farsul,  Nilson Missel, aprovou a iniciativa do governo e informou  ao grupo detalhes do Programa de Avaliação Reprodutiva de Carneiros (PARCar) criado pelo Sistema Farsul e operacionalizado pelo Senar/RS em parceria com os Sindicatos Rurais. Missel solicitou, a exemplo de todas as Câmaras Setoriais do país, agregação da caprinocultura, sugerindo também o retorno dos exames sorológicos para brucella ovis em reprodutores ovinos nas feiras oficiais do Estado. Reforçou ainda a disposição da Farsul para integrar os grupos técnicos de elaboração do Programa de Retomada da Ovinocultura Gaúcha.
Também foram tratados outros itens  importantes para a cadeia como a retirada das taxas de PIS/COFINS, redução  ou isenção  total do ICMS para a carne ovina, instituição de um programa de sanidade ovina em nível federal e estadual, implantação de assistência técnica efetiva aos produtores engajados no futuro programa de ovinocultura, instituição de programa voltado para a pequena propriedade, controle do abigeato e de predadores e fiscalização dos atravessadores de lã ovina.
Os  quatro Grupos de Trabalho devem apresentar em 60 dias, um projeto para cada tema. O primeiro grupo é formado pela Emater, Embrapa, Arco, Fetag, Farsul/Senar, Marfrig, UFRGS e Sebrae e está encarregado da extensão rural e da pecuária familiar.
O segundo, que cuidará do manejo reprodutivo e nutricional (melhoramento genético e nutricional e de sanidade ovina) é composto pela Fepagro, UFRGS, Embrapa, Arco, Febrocarne e Farsul. O terceiro grupo tratará de segurança rural e controle de predadores (cães que invadem as propriedade atrás dos ovinos), com participação do Sicadergs, CRMV, Farsul e convidados das Secretarias da Saúde e da Segurança.
O último grupo de trabalho, formado pela Fepagro (IPVDF), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, UFRGS e Arco, examinará a sanidade dos ovinos e caprinos, por serem do mesmo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário